Em busca do Sucesso

Aqui você começa o seu ciclo para um sucesso absoluto.


Dotados de inteligência artificial, equipamentos apresentados na Agrishow proporcionam mais precisão e capacidade de carga para produtores rurais. Maior feira de tecnologia agrícola do Brasil acontece até sexta-feira (3) em Ribeirão Preto. Agrishow 2024: veja demonstração de voo de drone aplicado ao campo
O agronegócio brasileiro deve ter, até o fim de 2026, 90 mil drones em uso, segundo estimativas do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag). Ao mesmo tempo em que se tornam mais disseminados em território nacional, esses modernos equipamentos também têm ficado mais versáteis para facilitar a vida no campo.
De melhorias em pulverização a controle de pragas e mapeamento geográfico, essas inovações podem ser conferidas de perto na Agrishow, maior evento de tecnologia agrícola do Brasil que acontece em Ribeirão Preto (SP) até sexta-feira (3).
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
“A tecnologia deixou de ser um diferencial no agronegócio e passou a ser item obrigatório para atender as demandas do mercado”, afirma o gerente de pré-vendas multi-indústrias da Sonda Brasil, Rafael Munhoz.
Drone da Eavision utilizado na agricultura de precisão está exposto na Agrishow 2024 em Ribeirão Preto, SP
Érico Andrade/g1
Modernos e versáteis
O Brasil tem quase 120 mil drones cadastrados na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que atualizou as regras em 2023 e não há mais limite de peso para conseguir a licença, desde que a área sobrevoada seja desabitada e a altura do voo não ultrapasse os 120 metros – equivalente a um prédio de 40 andares.
Essa mudança é percebida nos tanques cada vez maiores, inclusive na feira, onde há equipamentos com capacidade de armazenamento acima dos 50 litros. Autonomia de voo e tecnologia de navegação com inteligência artificial também são cada vez mais uma realidade nos veículos disponíveis no mercado, com preços que podem começar a partir dos R$ 75 mil.
Tipo e tamanho do terreno, cultura – pastagem, frutas, grãos, florestas, objetivo da aplicação – semeadura, pulverização de defensivo e clima são variáveis importantes relacionadas aos investimentos necessários.
“Os desafios estão em aumentar a precisão e a autonomia sempre, então a tendência provavelmente seguirá por esses caminhos”, afirma Julio Pignata Branco, coordenador comercial da Eavision.
📸 Veja fotos da Agrishow 2024:
Agrishow 2024: g1 faz giro pela feira do agronegócio em Ribeirão Preto, SP
LEIA TAMBÉM:
Plano Safra: governo federal promete novo recorde para ciclo 2024/2025
Gestão remota e precisão: como novas tecnologias contribuem para manejo hídrico no campo
Armazenagem de grãos: entenda os desafios para conter déficit no país diante de produção crescente
Pulverização eficiente, dados precisos, máquinas silenciosas: aplicações de IA são tendência na agricultura
A empresa apresenta na feira este ano o EA-60X Pandora, que promete ser o primeiro do mundo que integra pulverização, mapeamento geográfico e elevação de carga e que só deve chegar ao mercado brasileiro no segundo semestre.
Ele tem um tanque de 60 litros, além de 11 minutos de autonomia e 24 hectares cobertos por hora. Segundo Branco, o diferencial do equipamento está no computador de bordo equipado com inteligência artificial capaz de detectar mínimos obstáculos.
Drone gigante da Eavision utilizado na agricultura de precisão está exposto na Agrishow 2024 em Ribeirão Preto, SP
Érico Andrade/g1
“A IA integrada com um sensor de lazer de precisão diminui consideravelmente qualquer possibilidade de acidente”, diz.
São quatro bicos rotativos de pulverização e mapeamento geográfico instantâneo sem necessidade de câmeras adicionais. Carregado, o drone pesa 105 quilos. “O operador define a missão e o drone faz o restante”, afirma o coordenador, que, com essas novidades, espera superar os negócios firmados em 2023.
Drones expostos na Agrishow 2024 são usados em várias aplicações na agricultura
Érico Andrade/g1
Também presente na Agrishow, a BR Dron representa drones da DJI Agriculture, considerada uma das maiores fabricantes do setor no mundo, que promete equipamentos de pulverização de baixa vazão, com capacidade para atuar em áreas de difícil acesso, além de equipamentos personalizados para os produtores rurais.
Na Sonda, os drones são equipados para diferentes funções. Além da pulverização, o modelo com pré-venda na Agrishow possui versões capazes de monitorar pragas e fazer o mapeamento da plantação identificando falhas e condições anormais.
Além disso, tem uma bateria com uma autonomia de 45 minutos de voo. Inovações que deixam os representantes da empresa otimistas para os negócios na feira do interior de São Paulo.
“Como a Agrishow se destaca no setor como um ponto de encontro para as principais inovações, tendências e debates do setor agrícola, nossa participação visa estabelecer conexões com os produtores agrícolas, demonstrando como podemos agregar valor aos seus negócios”, diz Munhoz.
Tecnologia de drones facilita o cultivo no campo e está exposta na Agrishow 2024 em Ribeirão Preto, SP
Érico Andrade/g1
Agrishow 2024
Com 520 mil metros quadrados, a Agrishow é considerada a maior feira de tecnologia agrícola do país e conta com 800 expositores, que apresentam inovações em diferentes setores da cadeia produtiva, de tratores e colheitadeiras a técnicas de plantio, drones e aviões de pulverização.
Para este ano, os organizadores esperam movimentar em torno de R$ 13 bilhões, próximo do volume de negócios registrado na edição de 2023.
Veja mais notícias da Agrishow 2024
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
source