Em busca do Sucesso

Aqui você começa o seu ciclo para um sucesso absoluto.


Em Marataízes, no litoral Sul, mais de 2 mil famílias vivem do plantio da fruta e produtores e comemoram a boa safra deste ano. No ano passado, foram seis meses de estiagem e a quebra na safra chegou a 42%. Produtores de abacaxi de Marataízes esperam colher 20 milhões de frutas
A produção de abacaxi este ano Espírito Santo está deixando os produtores animados. Em Marataízes, no litoral Sul do estado, cidade onde mais de 2 mil famílias vivem do plantio da fruta, o clima ajudou bastante e a safra deve ser bem melhor do que a anterior, segundo os agricultores. Além disso, os frutos estão maiores e mais doces e a expectativa é que 20 milhões de abacaxis sejam colhidos.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Abacaxis cultivados em Marataízes, ES
Reprodução/TV Gazeta
No ano passado, foram seis meses de estiagem e a quebra na safra chegou a 42%. Foram mais de 15 milhões de frutos perdidos.
O produtor Sidney Ribeiro Brandão disse que os produtores sofreram muito com a seca, que gerou reflexos e quase gerou prejuízos este ano.
Produtor de abacaxi de Marataízes, ES
Reprodução/TV Gazeta
“Ano passado passado a gente sofreu muito e os frutos não deram tão bons e veio a faltar a muda pra gente plantar esse não. Então, a gente teve muito prejuízo nessa situação”, contou o agricultor.
Hambúrguer e cosméticos de abacaxi? Empreendedores inovam e reinventam uso da fruta no ES
O cenário este ano é de ânimo. O inverno mais quente e chuvoso foi a combinação perfeita com tudo que o abacaxi precisa: água para nutrir o solo e calor para o desenvolvimento dos frutos.
“A expectativa é colher bons frutos. Estão bons, graúdos, com a massa boa, de qualidade, doce e a gente tem uma boa expectativa”, disse o produtor.
Abacaxis produzidos em Marataízes, ES
Reprodução/TV Gazeta
Os abacaxis produzidos em Marataízes serão vendidos em diversos estados e países. A colheita teve início em setembro e tem empregado, em média, 1,6 mil pessoas.
“Ele [o abacaxi] começa a empregar desde o começo do plantio, processo do cultivo, transporte até o destino final que são nossos estados Vizinhos Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte”, disse o Denis Bergue Ferreira da Silva, secretário de Agricultura de Marataízes.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Casadinhos, pizza e salgados para festas: agricultoras do ES inventam receitas para abacaxis sem valor comercial
O fruto produzido na região tem características únicas por causa das condições do solo. É o famoso abacaxi da massa amarela.
Cremildo Marvila, presidente da Associação de Moradores e Agricultores Familiares de Marataízes atribui a boa qualidade dos abacaxis ao preparo e bom manejo do solo.
“O clima aqui ajuda bastante. Nossa região produz um abacaxi muito doce e bem aceito no mundo inteiro”, disse Cremildo.
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo
source