Em busca do Sucesso

Aqui você começa o seu ciclo para um sucesso absoluto.


Podcast ‘De onde vem o que eu como’ explica por que a produção de cacau na Bahia teve uma queda drástica nos anos 90. Marcos Palmeira protagoniza remake de “Renascer”
Fabio Rocha/TV Globo
Você já ouviu a palavra “cabruca” na novela Renascer?
Para esclarecer a dúvida: cabruca é um sistema de cultivo sustentável encontrado no sul da Bahia há mais de 300 anos. Nele, o cacaueiro é plantado no miolo da Mata Atlântica e, com isso, se beneficia da sombra de outras árvores.
Nesta semana, o podcast De onde vem o que eu como trouxe detalhes da produção e dos benefícios nutricionais de três frutos amazônicos – o cacau, o açaí e o guaraná. 🎧OUÇA (abaixo) e, na sequência, saiba qual é a possível origem da palavra “cabruca”:
O diretor científico do Centro de Inovação do Cacau (CIC), Cristiano Villela, explica que o ato de entrar na vegetação para plantar cacau era chamado de “brocar” a mata. Com o tempo, brocar virou “cabrucar” e, depois, apenas “cabruca”.
As cabrucas são importantes para conservar as espécies nativas e contêm uma grande diversidade genética de plantas.
“As cabrucas na Bahia concentram árvores de grande porte como jequitibás-rosa e jacarandás-da-bahia, que os produtores de cacau mantinham naturalmente nas propriedades”, detalha Villela.
LEIA TAMBÉM:
Apalpar o pêssego pode ser uma má ideia; saiba por quê
O que significa a palavra acarajé? Conheça curiosidades sobre o prato
Cacau plantado em sistema Cabruca, de cultivo agroflorestal, onde o plantio do cacau é feito sem derrubar a mata ao redor.
Divulgação/Instituto Cabruca
🎧OUÇA OUTROS EPISÓDIOS DO PODCAST:
ASSISTA:
De onde vem o que eu como: chocolate
g1 explora a rota do açaí desde floresta na Amazônia até fábrica em SP
source